segunda-feira, 9 de abril de 2007

Monobloco O-364 urbano da Pitangui Turismo



Uma das coisas que mais gosto (e recomendo aos demais amigos) é viajar pelo interior de Minas, descobrir novas empresas e amizades. Munido da informação da existência de um raro monobloco Mercedes-Benz O-364 11R urbano na cidade de Pitangui, através do site http://urbanosdeminas.fotopages.com/, fui até lá conferir. E descobri muito mais do que isso. O ônibus fabricado em 1986 está lá intacto e opera a linha urbana Chapadão X Hospital, que interliga dois importantes pontos do município.

A pintura pode ser semelhante a dos antigos urbanos da cidade de São Paulo, mas as raízes deste urbano estão na capital mineira. Segundo o colecionador Paulo Henrique Coelho Corrêa, o O-364 operou nas empresas Novalimense (onde teve a tradicional pintura, além do "vermelhão" DER na linha 0004), Santo Afonso e Expresso Duque de Caxias, onde encerrou seus serviços na linha 1167.1, Ravena X BH - hoje operada pela Saritur. Confira abaixo uma foto histórica do O-364 na linha 2004 (Santo Afonso), flashes atuais e outros ônibus da frota da empresa.


Bruno Freitas, editor do BusólogoAMIBUS


Início dos anos 90: o O-364 em operação em BH


Em pacata rua moradores observam o interesse do busólogo


Ao lado de banquinhos e árvores está o ponto final


O lendário O-364 parte para mais uma viagem


FROTA DE "PADRONS"

Apesar de pequena Pitangui conta com um eficiente sistema de transporte coletivo. Não seria efêmero afirmar que cerca de 70% da frota é composta de veículos de motor traseiro. Afinal de contas quatro dos seis urbanos da Pitangui tem esta configuração: o monobloco O-364, um O-371 e dois Marcopolo Torino GV Scania L-113 CL, oriundos da Viação Globo (BH). Os outros dois ônibus são um Caio Amélia e um Vitória, ambos chassi Mercedes-Benz OF. Veja dois deles:


Marcopolo Torino GV chassi Scania L113 CL ano 1996


Caio Amélia Mercedes-Benz LPO-1113 ano 1985


FICHA TÉCNICA

Fotos: Bruno Freitas
Equipamento: Sony Cyber-shot W5
Produção e texto: Bruno Freitas
Local: Pitangui/ MG
Data: Abril de 2007
Distribuição e comunicação: AMIBUS

Contato: amibus@pop.com.br


Clique sobre as imagens para vê-las em tamanho maior.

© Copyright: A AMIBUS proibe a reprodução parcial ou total do conteúdo veiculado sem prévia autorização.

4 comentários:

Anônimo disse...

Interessante, Realmente é muito bom qdo a gente reencontra um ônibus que rodou por bh e ainda pércebe que seu estado de conservação é perfeito...muito legal

Anônimo disse...

Muito legal essa matereia ficou show de bola

Grupo Mega Ônibus disse...

123123Boa noite, esse Scania se não me engano foi da Viação Milenium de BH. eu estava na cidade de PItangui quando eles chegaram são Ex. linha 61 e 62 Estações Venda Nova. eles são d mais.

Belas Fotos t mais abração

Anônimo disse...

CARA ESSAS FOTOS FICARAM SHOW DE BOLA, GOSTEI MUITO.
MINHA INFANCIA FOI ANDANDO DE MONOBLOCO O-364 TENHO SAUDADES DESSES CARROS, SÃO MUITO BOAS ESSAS LEMBRANÇAS.

ME ADD NO MSN SE VC TIVER. viacao-isaura@hotmail.com